Os sites do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar desde a madrugada desta terça-feira (8) após um ataque cibernético. Os painéis de controle de mortes e casos por Covid-19 e da vacinação contra a doença seguem no ar.
O g1 entrou em contato com o Palácio Piratini, que informou que “houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS” e que todas as providências já foram tomadas. Veja nota na íntegra abaixo
Os serviços foram retomados por volta das 19h30. Segundo o governo, o ataque aos sistemas se deu em um ambiente restrito e não gerou perda de dados ou vazamento de informações pessoais.
“A discussão sobre a segurança da informação é uma necessidade do mundo atual e uma constante no governo, por isso já vínhamos adotando uma série de medidas que permitem minimizar os impactos. O trabalho auxilia a evitar esse tipo de ocasião, mas, ainda assim, é possível de ocorrer”, disse o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.
Entenda o que aconteceu
Pesquisando os endereços no Google, a seguinte mensagem aparecia: “Você caiu na hackeada […] Como penalidade, todos os serviços online do Rio Grande do Sul vão pro saco”.
Tanto o site principal do governo estadual, quanto os sites individuais de cada secretária não estão funcionando. Em nota, o governo confirmou que alguns serviços foram afetados, porém não especificou quais.
“Quando isso ocorre, o ideal é que sempre exista uma estratégia de contingência para reduzir o tempo de indisponibilidade desses serviços para impedir, por exemplo, o que houve no ano passado, quando tivemos o ataque ao ConectSUS, que comprometeu a emissão do comprovante vacinal por mais de 30 dias”, conta Ronaldo Prass, especialista em tecnologia da informação.
Conforme o governo, o ataque foi registrado à 1h e identificado pelas equipes à 1h19, o que levou os portais a serem tirados do ar por precaução antes das 2h. Desde então, os servidores trabalhavam para restabelecer o acesso.
“Não se sabe o que realmente aconteceu agora, mas esperamos que eles voltem ao seu funcionamento pleno, uma vez que eles são cruciais no atendimento à população”, afirmou o delegado André Anicet, da Delegacia de Crimes Cibernéticos.
A reportagem do g1 verificou que serviços como agendamento para fazer carteira de identidade, marcação de serviços no Tudo Fácil e consultas no Detran estavam indisponíveis por volta das 11h20. O site para registrar ocorrências online funcionava normalmente.
Fonte: G1