Imposto de Renda 2022: prazo para entrega da declaração é prorrogado

Clique e Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para o dia 31 de maio — antes, a data-limite era 29 de abril. A prorrogação consta em instrução normativa publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5).

Além disso, o limite de entrega para quem pretende quitar o imposto a pagar por meio de débito automático a partir da primeira parcela também foi adiado, para 10 de maio — anteriormente, o estabelecido era 10 de abril. A opção de pagamento agendado ficará disponível a partir da segunda parcela para quem apresentar a prestação de contas ao Fisco a partir de 11 de maio — e até 31 de maio.

O governo estima receber 34,1 milhões de declarações, mesmo número do ano passado. Desde o dia 7 de março, quando começou o prazo, mais de 10 milhões já foram entregues.

Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa, no valor de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido. Já as restituições serão pagas em cinco lotes: 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro.

Fonte: GZH

Link: bit.ly/3KfOFqG

Precisando de um escritório de contabilidade confiável e moderno?